O papel do Portal Nacional de Contratações Públicas: obrigatoriedade, impactos e desafios

15 de março de 2024 Licitação e Contratos

A Nova Lei de Licitações trouxe importantes mudanças que impactaram diretamente os entes públicos brasileiros. Uma dessas mudanças foi a criação do Portal Nacional de Contratações Públicas. Neste artigo te explicaremos a importância desse portal, seus impactos e desafios.

Leia Mais

Ataque de hackers: Seu ente público pode estar vulnerável

12 de março de 2024 Geral

Os ataques de hackers a órgãos públicos têm sido cada vez mais recorrentes. Listamos cuidados essenciais que você precisa saber.

Leia Mais

LDO: Prazos, estrutura e cuidados necessários

4 de março de 2024 Planejamento e Contabilidade

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) reúne metas e prioridades fiscais de um governo e tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para a elaboração do orçamento anual, sendo fundamental para o planejamento e alcance de metas. Neste artigo te explicaremos pontos que merecem a sua atenção.

Leia Mais

7 dicas para evitar multas no eSocial

26 de janeiro de 2024 Pessoal e RH

Você sabia que o envio incorreto de informações para o eSocial pode gerar multas indesejadas? Neste post te mostramos sete dicas de como evitá-las. 

Leia Mais

Boas práticas contábeis para o Fechamento de Contas de 2023

8 de dezembro de 2023 Planejamento e Contabilidade

Dezembro é o período que comprova como a gestão municipal administrou todos os seus recursos disponíveis, por meio do Fechamento de Contas. Listamos 11 práticas para finalizar o exercício de 2023 com chave de ouro.

Leia Mais

Transparência Pública Municipal: Um dever de toda gestão

9 de novembro de 2023 Transparência e LAI

Os entes públicos têm o dever de informar como as receitas públicas são gastas, como são utilizados os impostos arrecadados, quem são os servidores públicos que atuam no ente, bem como outros dados da gestão. Saiba como evitar penalidades!

Leia Mais

O que você precisa saber sobre a Matriz de Saldos Contábeis

25 de julho de 2023 Planejamento e Contabilidade

A MSC é fundamentada na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que determina que o Órgão Central de Contabilidade da União deve estabelecer a periodicidade, o formato e o sistema. Listamos alguns itens essenciais que vão te ajudar na compreensão e na elaboração desta obrigação da contabilidade pública.

Leia Mais

A tecnologia como aliada à Gestão Fiscal

16 de maio de 2023 Arrecadação e Fiscalização

A baixa arrecadação tributária nos municípios continua sendo um dos principais problemas enfrentados pelos gestores públicos. Uma forte aliada neste desafio é uma tecnologia de qualidade, mais especificamente, um sistema de arrecadação municipal eficiente.

Leia Mais

7 passos para estruturar a gestão fiscal do seu município

13 de maio de 2023 Arrecadação e Fiscalização

A Gestão Fiscal diz respeito à administração das receitas e despesas públicas, que objetivam alcançar o equilíbrio das finanças de um município e evitar endividamentos ou déficits orçamentários. Para que isso seja alcançado de forma eficaz, o município precisa estruturar a sua gestão fiscal e tributária, a partir de alguns passos.

Leia Mais

Nova Lei de Licitações: confira o que mudou

24 de fevereiro de 2023 Licitação e Contratos

A Nova Lei de Licitações nº 14.133/2021 modifica regras e substitui a Lei de Licitações nº 8.666/1993, a Lei do Pregão nº 10.520/2002 e a Lei do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) nº 12.462/2011. Para que você fique por dentro do assunto, listamos abaixo as principais mudanças que vão alterar o dia a dia de Entidades e Órgãos Públicos.

Leia Mais

Pontos essenciais sobre o Fechamento de Contas de Governo de 2022

25 de novembro de 2022 Planejamento e Contabilidade

O que muda em dezembro? No dia 31 de dezembro se dará o encerramento do exercício financeiro municipal e a obrigatoriedade de atender a legislação em vigor, para a elaboração das prestações de contas de governo. É importante que o…

Leia Mais

O SIAFIC na gestão municipal

21 de setembro de 2022 Planejamento e Contabilidade

O ano de 2023 vai trazer mudanças para a contabilidade pública municipal, uma vez que será implantado o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, também conhecido como Siafic. Para entender melhor como funciona o Siafic nos municípios, listamos algumas dúvidas frequentes que podem te ajudar.

Leia Mais

Sistemas Aspec garantem a geração correta de relatórios e arquivos em Prefeitura de Cidelândia/MA

2 de setembro de 2022 Gestão Pública

“Os sistemas têm confiabilidade na emissão dos relatórios, na geração dos arquivos para o Tribunal de Contas como também para o Siconfi.”

Leia Mais

Fácil usabilidade dos sistemas Aspec geram maior produtividade em municípios potiguares

19 de agosto de 2022 Gestão Pública

“O sistema é de fácil operação. Eu repasso tarefas aos meus auxiliares e cooperadores e eles não têm dificuldade nenhuma de manusear. Desde que conheci me adaptei facilmente ao sistema. É uma excelente ferramenta de trabalho!”

Leia Mais

Sistemas Aspec garantem a segurança dos lançamentos e registros diários em Prefeitura de Soure/PA

2 de agosto de 2022 Gestão Pública

“O sistema é de fundamental importância na execução dos lançamentos e registros diários.”

Leia Mais

Sistemas Aspec asseguram a legalidade das ações e evitam erros em Escritório Contábil de Juazeiro do Norte/CE

1 de agosto de 2022 Gestão Pública

“O sistema Aspec nos traz, dentro dos municípios, a segurança dos seus registros. Ele é composto por diversas ferramentas de segurança e de legalidade que evitam o erro do operador.”

Leia Mais

Aspec Contábil gera agilidade e precisão na elaboração dos serviços da Prefeitura de Trizela do Vale/MA

29 de julho de 2022 Gestão Pública

“O sistema Aspec Contábil nos proporcionou agilidade e mais precisão na elaboração de nossos serviços, nos permitindo todo o apoio para o desenvolver de nossas atividades diárias.”

Leia Mais

Gerador de relatórios contábeis: qual a importância para entidades e órgãos públicos?

25 de julho de 2022 Planejamento e Contabilidade

Os entes públicos têm por obrigação gerar relatórios gerenciais de contabilidade fiéis à realidade da sua gestão municipal. Para uma criação eficiente de relatórios contábeis, faz-se necessário a utilização de um gerador de relatórios. Listamos as principais vantagens que essa ferramenta proporciona.

Leia Mais

Relatórios Contábeis: 5 passos para atingir a eficácia

24 de junho de 2022 Planejamento e Contabilidade

Quem está à frente do setor financeiro de uma entidade ou órgão público sabe bem a importância que um relatório possui na tomada de decisão. Por meio de números e dados, é possível extrair o melhor de cada informação contábil e aplicá-las em seu dia a dia.

Leia Mais

Pontos relevantes sobre a RAIS que auxiliam a sua entrega

2 de abril de 2022 Pessoal e RH

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) tem o objetivo de suprir as necessidades de controle da atividade trabalhista no Brasil. Confira algumas dicas importantes que te auxiliarão no envio.

Leia Mais