5 cuidados que devem ser observados no envio da Matriz de Saldos Contábeis

18 de fevereiro de 2019 Planejamento e Contabilidade

A Matriz de Saldos Contábeis é uma estrutura padronizada para coleta de informações primárias de natureza contábil, orçamentária e fiscal dos Entes da Federação para fins de elaboração das declarações do setor público. São informações detalhadas extraídas diretamente da contabilidade dos municípios e têm como objetivo final gerar os relatórios contábeis e demonstrativos fiscais exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Pode ser enviada de duas formas: arquivo em formato “.csv” (já usual nos municípios brasileiros) e instância XBRL Global Ledger (XBRL GL). Sua estrutura é composta pela conta contábil e pelas informações complementares. Em seu envio alguns alertas devem ser considerados. Confira:

1. O envio da matriz deve ser realizado exclusivamente pelo Poder Executivo Municipal. Portanto, os demais órgãos e poderes devem ser evidenciados na matriz utilizando a informação complementar “Poder e Órgão”;

2. O arquivo “.csv” deve ser compacto (zipado) para ser carregado no Siconfi. Além disso, caso este formato (.csv) seja utilizado, é importante ter atenção quando for abrir as informações em editor de planilhas. As informações complementares que tiverem como valor 0 (zero) à esquerda devem ser categorizadas como campo de texto;*

3. O layout da Matriz deve ser respeitado, inclusive com relação à quantidade e ordem das colunas, quando a mesma for enviada no formato “.csv”;

4. Na coluna de valor, não utilize vírgulas como separador de decimais e sim pontos. Também não é válido utilizar separador de milhares ou caracteres especiais;

5. Não é necessário enviar contas contábeis que não tiveram movimentação (saldo inicial, movimento a crédito e débito, saldo final). Caso sejam enviadas, o preenchimento das colunas “Natureza_valor” e “Tipo_Valor” é obrigatório.

Tendo atentado para estes detalhes, é hora de enviar!

Aos clientes Aspec é válido ressaltar que o sistema gera essas informações automaticamente, não exigindo interferência manual e proporcionando agilidade ao usuário. Clique aqui e saiba mais sobre a geração da matriz de saldos contábeis no sistema Aspec Contábil.

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Confederação Nacional dos Município (CNM)

Tags: contabilidade pública, gestão pública, matriz de saldos contábeis, pcasp

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Um comentário em “5 cuidados que devem ser observados no envio da Matriz de Saldos Contábeis”

  1. Francisco Laerdio Oliveira Pinheiro disse:

    Boa noite!

    Graças a meu Bom Deus já utilizo os sistemas da Aspec desde 1997, quando iniciei na área pública e nunca me deixaram na mão!
    Sempre cumprindo com os prazos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *