A tecnologia como forma de enfrentamento ao novo coronavírus

4 de maio de 2020 Gestão Pública

A pandemia ocasionada pelo coronavírus, criou um clima de tensão e incerteza em todos os estados do território nacional. A preocupação com a saúde pública e com a economia são os assuntos que geram mais debates.

A liderança do gestor público municipal neste momento fará toda a diferença. Ele será capaz de tomar decisões para amenizar os impactos dos efeitos da Covid-19 em seu município.

Além de todas as medidas econômicas tomadas, o uso da tecnologia também torna-se essencial neste momento de crise. Soluções inovadoras que já são aliadas da gestão municipal, promovem ainda mais o desenvolvimento e auxiliam na adequação de medidas para enfrentar a pandemia.

A importância da tecnologia

Em recente Nota Técnica, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) informou a necessidade de usar a tecnologia como forma de adaptação ao momento de pandemia.

A NT 18/2020 cita a educação à distância, campanhas online para formalização de microempreendedores e disponibilização de informações relevantes no site oficial do município como medidas a serem tomadas.

Além disso, a Confederação também cita a importância da continuidade de serviços de telecomunicações, internet, tecnologia da informação (softwares), processamento de dados (datacenter) e energia.

A tecnologia também será o meio que possibilitará a realização de procedimentos a serem tomados devido à covid-19. Como exemplo disto, temos a execução do orçamento relacionado ao enfrentamento à pandemia.

É válido ressaltar que, neste momento, a continuidade do serviço com excelência precisa ser priorizada para que a população não seja afetada. Informações claras e dados consistentes auxiliam a gestão pública municipal a manter-se confiante neste período de instabilidade.

A adaptação ao home office

Agora que já sabemos da importância da tecnologia neste momento de instabilidade, é hora de citar outra medida relevante. Trata-se de uma adaptação que já vem sendo usada por algumas entidades e órgãos públicos: a adoção do home office.

Além disso, não podemos esquecer cuidados que achatam a curva de crescimento da pandemia. Por isso, é preciso continuar evitando aglomerações e contato físico.

Sabemos que o trabalho em casa requer adaptações no ambiente. Distrações, velocidade da internet e equipamentos são alguns dos problemas enfrentados.

Para que a produtividade não seja comprometida e a gestão não seja prejudicada, listamos algumas dicas que podem te ajudar com a adaptação, clique aqui e saiba mais.

 

Fonte: CNM, Governo Federal

Tags: coronavirus, covid19, pandemia, tecnologia

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *