Contador: 5 curiosidades sobre a profissão

16 de setembro de 2021 Geral

Em comemoração ao Dia do Contador, deixamos o lado técnico um pouco de lado e listamos cinco fatos curiosos sobre a profissão contábil e a contabilidade para você compartilhar. Separamos 5 curiosidades que demonstram que suas habilidades vão além das análises de números. Confira:

1. Carreira disputada

Segundo o Guia do Estudante, desde 2012 as Ciências Contábeis estão entre as 10 carreiras mais disputadas entre os cursos superiores, ficando atrás apenas dos cursos de Direito, Administração, Pedagogia e Engenharia Civil.

Não é a toa que a procura pela profissão é tão grande. No setor público, o trabalho do contador é crucial para o bom desenvolvimento da gestão.

2. Chiclete e Contabilidade: qual a ligação?

Especialistas em encontrar soluções, foi assim que um contador norte-americano, Walter Diemer, criou o conhecido chiclete de bola. Walter aperfeiçoou a receita do seu chefe usando o único corante disponível para dar cor ao produto. Depois disso, ele continuou como contador na empresa por décadas.

3. A primeira faculdade de Contabilidade do Brasil

Os diplomas da Academia do Comércio do Rio de Janeiro e da Escola Prática de Comércio de São Paulo foram considerados oficiais na formação dos profissionais de contabilidade, por volta ano de 1905. Era apenas o começo do que viram ser as faculdades de Contabilidade presentes em todo o Brasil.

4. Vagas para contador no FBI: Mito ou Verdade?

Verdade. As investigações não se limitam a cenas de crime e suspeitos. Muitos dos dados coletados precisam ser analisados pela equipe do Escritório Federal de Investigação americano. Estima-se que o Órgão possui mais de dois mil contadores em sua equipe.

5. Qual é o Dia do Contador?

Popularmente, existem três datas que remetem à Contabilidade, porém, cada uma com um significado diferente:

14 de janeiro – Dia do Empresário Contábil
25 de abril – Dia do Contabilista
22 de setembro – Dia do Contador

Fontes: Sage, Arquivei, JusBrasil

Confira também o nosso Glossário: Os principais termos usados na Contabilidade Pública

Tags: contabilidade, dia do contador, gestão pública

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *