Elas também fazem a diferença

8 de março de 2018 Geral

Geralmente predominada por homens, a indústria da tecnologia destaca-se por seus avanços que facilitam diariamente a rotina dos gestores públicos, porém, engana-se quem pensa que as mulheres também não fazem parte deste feito.

Nem sempre reconhecidas por seus êxitos, resolvemos homenageá-las recordando algumas mulheres importantes para a história da tecnologia.

Ada Lovelace
Também conhecida como Condessa de Lovelace, Augusta Ada King traduzia os textos de Luigi Menabrea, um matemático italiano, sobre as ferramentas analíticas usadas por Charles Babbage, um matemático inglês. Muitos especialistas consideram este trabalho o primeiro algorítimo criado na história, antes da existência das máquinas. Apesar de seu destaque, seu algorítimo foi provado como correto anos depois de seu falecimento, quando chegaram os equipamentos necessários para verificação.

Radia Perlman
Design de softwares, engenheira de redes e conhecida como “Mãe da Internet”, foi ela quem criou o protocolo Spanning Tree (STP), linguagem da Internet usada para um computador comunicar-se com o outro. Em outras palavras, ela criou a possibilidade de poder visitar nossos sites prediletos. Radia também é uma das pioneiras no ensino de programação e arquiteturas de redes para crianças.

Grace Hopper
Foi a primeira mulher a se forma na prestigiosa Universidade de Yale, nos Estados Unidos, com PhD em matemática. Criou uma das primeiras linguagens de programação de computador, a COBOL e é reconhecida por ser a primeira pessoa a programar um computador digital de larga escala. Grace que utilizou os termos de “bug” e “debug” para falar de correção de erros em computador.

Margaret Heafield Hamilton
Responsável por desenvolver o conceito moderno de software e criar o programa de voo utilizado na Apollo 11 (a primeira missão tripulada à Lua). Graças à arquitetura do software desenvolvido por Margaret, o pouso da Apollo 11 não foi abortado. Quando faltavam apenas três minutos para a nave pousar, vários alarmes dispararam, o que sobrecarregou o computador com as atividades do radar e de aproximação (dispensáveis naquele momento). Entretanto, o próprio sistema fez com que as atividades prioritárias interrompessem as secundárias, permitindo que o computador funcionasse. Hoje, Margaret é creditada por ter criado a expressão engenharia de software.

Fonte: CanalTech, IDoCode, TecMundo

 

Tags: ciência da computação, indústria da tecnologia, mulher, software

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.