Ir ao supermercado exige alguns cuidados

3 de abril de 2020 Geral

Com o decreto de isolamento social, todas as cidades estão precisando se adaptar a uma nova rotina e novos hábitos, para frear a contaminação pelo novo coronavírus. Um desses cuidados é o de evitar contato humano ou grandes aglomerações. Mas como fazer isso dentro de um supermercado?

Por ser um local de fácil contaminação, a recomendação principal é de que a população só vá ao mercado quando for realmente necessário, para abastecer a casa com suprimentos, por exemplo.

Outro ponto bastante relevante, é que o grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, pessoas com insuficiência renal ou doença respiratória crônica ou doença cardiovascular, imunodeprimidos) solicite a ajuda de outras pessoas neste momento. Se estiver com suspeita de covid-19, opte pelas compras online.

Quais cuidados devem ser tomados?

 

No supermercado

  • Antes de tudo, escolha um horário em que o mercado esteja mais vazio e prefira um que esteja localizado perto de casa;
  • Enquanto estiver no supermercado, lembre-se que todas as superfícies foram tocadas por inúmeras pessoas antes de você. Por isso, não toque o rosto em hipótese alguma. Depois de acomodar as compras, higienize as mãos com álcool em gel;
  • Na fila, mantenha a distância de 1,5m do outro cliente;
  • Ao fazer o pagamento, se possível, opte pelo cartão ao invés de cédulas de dinheiro.

Ao chegar em casa

  • Lave os alimentos crus em água corrente e mergulhe as verduras e frutas em uma solução com água sanitária diluída. Observe no rótulo da água sanitária a diluição ideal e o tempo necessário para deixar o alimento imerso. Depois disso, enxague com água;
  • Embalagens também devem ser higienizadas com álcool em gel;
  • Tire os sapatos e troque de roupa. Um banho também é necessário, para diminuir ao máximo as possibilidades de contágio por contato com superfícies infectadas.

Todo cuidado é pouco. Conheça os mitos e verdade sobre o novo coronavírus

Tags: coronavirus, covid19, novocoronavirus, pandemia

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *