Novo eSocial: o que já sabemos?

18 de julho de 2019 Pessoal e RH

O Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou na última terça-feira (9) que o eSocial será substituído. A notícia causou um clima de apreensão e muita dúvida entre todos. Muitos esclarecimentos ainda precisam ser informados pelo Governo Federal, porém, algumas informações sobre a mudança já foram divulgadas.

Mudanças

Ao invés de transmitir todos os eventos para o mesmo ambiente, as informações trabalhistas e previdenciárias passarão a compor um sistema e as informações tributárias outro. Para a mudança ser realizada, foram ouvidos usuários e desenvolvedores que identificaram os principais pontos considerados complexos para o sistema.

A partir disso, as informações prestadas pelos empregadores serão reduzidas. Serão requeridas apenas informações que promovam a substituição de uma obrigação acessória, desde que não sejam redundantes ou que não constem nas bases de dados do governo.

Dentre as mudanças, estão a possibilidade de atualização de uma tabela padrão de rubricas, desnecessidade de cadastramento de processos judiciais para matérias não relacionadas a tributos/FGTS, dentre outros.

O Governo Federal também fez questão de reforçar que todo o investimento feito, por empresas ou profissionais, como aquisição de sistemas e capacitações, não serão “perdidos”, visto que a forma de transmissão de dados via web service será mantida, havendo aproveitamento da identificação dos eventos e sua integração. De um modo geral, as regras se tornarão mais flexíveis e o envio da informação será feito de maneira mais fácil.

Objetivo

O objetivo do novo eSocial é desburocratizar processos, substituir obrigações acessórias, retirar a solicitação de dados já conhecidos, eliminar pontos de complexidade, modernizar o sistema, permitir a integridade e continuidade da informação e respeitar o investimento já tido.

Cronograma

A mudança faz parte da MP 881/2019 da Liberdade Econômica e entrará em vigor a partir de janeiro de 2020. As alterações no sistema atual serão disponibilizadas o mais breve possível, por meio de uma revisão de leiaute e flexibilização de regras. Sabendo que as alterações serão substanciais, estão previstos e serão necessários prazos maiores para implementação, homologação e testes pelos usuários.

Fonte: Portal eSocial

Clique aqui e confira mais conteúdo sobre setor pessoal municipal

Tags: esocial, gestão pública, mudanças no esocial, setor pessoal

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *