Brasil tem a segunda maior carga tributária da América Latina

21 de janeiro de 2014 Notícias

Entre os países latino-americanos, o Brasil tem a segunda maior carga tributária, está atrás apenas da Argentina. A informação é de relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado na última segunda-feira, 20 de janeiro

FNDEEntre os países latino-americanos, o Brasil tem a segunda maior carga tributária, está atrás apenas da Argentina. A informação é de relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta segunda-feira, 20 de janeiro. Os impostos pagos pelos brasileiros equivalente ao ano a 36,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A Argentina, primeiro lugar no ranking, cobra de tributos 37,3% do PIB local.

A carga tributária no Brasil tem crescido desde 2010. No entanto, segundo a Organização, a média brasileira está abaixo da registrada nos 34 países que compõem a OCDE: que é de 34,6%. A média da América Latina é de 20,7%. Neste continente, os países com a menor carga tributária são Guatemala, com  12,3%; República Dominicana,  13,5% e Venezuela, 13,7% do PIB. O estudo analisou 18 dos 21 países latino-americanos, com dados de 2012.

Quando os países analisados são os que fazem parte da OCDE, a maior carga tributária é a da Dinamarca: 48% do PIB.

 Fonte: Agência CNM, com informações do G1