Em busca da Transparência e da Gestão Responsável, todas as prefeituras do Pará deverão fazer as análises propostas no IEGM

7 de outubro de 2016 Notícias

iegm_aspecO Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) é um documento que visa ao aprimoramento das ações governamentais, utilizando os dados do exercício financeiro dos municípios em 2015 para a indicação da eficiência dos serviços.

O principal objetivo do IEGM é mostrar à gestão quais as principais necessidades da sociedade. Os setores que devem ser analisados estão ligados principalmente à essas necessidades: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

Foi disponibilizado no site do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) o manual de 2016, que direciona as análises dos municípios, apresentando a metodologia de avaliação que deve ser utilizada. Baseado no modelo utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o manual explica o que é o IEGM e os produtos que devem derivar do IEGM, além de detalhar cada tópico e a maneira com que ele deve ser analisado.

Todas as prefeituras do Pará devem fazer as análises propostas no IEGM. Essa é uma forma que busca cada vez mais a transparência e a gestão responsável.

Acesse o manual do IEGM 2016

Fonte: TCM-PA