CGU divulga resultado da 40ª edição do programa de fiscalização por sorteios públicos

2 de outubro de 2015 Notícias

Iniciativa busca conferir maior transparência e combater à corrupção. Auditores visitaram 60 municípios e analisaram R$ 1,4 bilhão transferido para execução de programas de governo.

No total, 60 municípios, com até 100 mil habitantes, foram fiscalizados quanto à aplicação dos recursos federais destinados à execução de programas de governo. O trabalho envolveu 359 servidores e analisou um montante aproximado de R$ 1,4 bilhão transferido pela União.

A fiscalização percorreu todo o país. Na região Norte, os auditores foram a seis municípios; 24 no Nordeste; seis no Centro-Oeste; 15 no Sudeste; e nove municipalidades da região Sul. Em cada localidade, equipes da Controladoria examinaram contas e documentos; fizeram inspeção física de obras e serviços em andamento; além de conversarem com a população e representantes de conselhos comunitários, a fim de conhecer a realidade daqueles para quem as políticas públicas são destinadas.

O Programa busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrução e fomentar o controle social.

Os relatórios contendo os resultados das fiscalizações estão publicados no site da CGU, após terem sido devidamente encaminhados aos Ministérios gestores das políticas públicas, para conhecimento e adoção gradual de medidas de aprimoramento, bem como saneamento de problemas detectados pela Controladoria. Ao todo são 1.163 recomendações, entre as quais 47 pedidos de apuração de responsabilidade de servidores federais; e 154 indicações para reposição de valores ao erário. 

Clique aqui e saiba mais. 
Fonte: CGU