IBGE vai divulgar nova pesquisa com ampliação de coleta de dados para todo o Brasil

14 de janeiro de 2014 Notícias

Nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) substituirá dois levantamentos realizados pelo órgão: a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

SXC.huNova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) substituirá dois levantamentos realizados pelo órgão: a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Os resultados da primeira Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) serão divulgados nesta sexta-feira, 17 de janeiro. 

A pesquisa contará com dados trimestrais inéditos do Brasil e de grandes Regiões do país.  A coleta de dados em cada trimestre será feita em 211.344 domicílios de cerca de 3,5 Municípios referentes a aproximadamente 16 mil setores censitários. Nesta primeira divulgação, os dados são relativos a 2012 e ao primeiro e segundo trimestres de 2013. Os demais resultados serão divulgados até o fim deste ano. Alguns dos indicadores serão apresentados desagregados por sexo, grupos de idade e nível de instrução.
Atualmente, a PME divulga mensalmente os dados sobre trabalho e rendimento das seis regiões metropolitanas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre. E passará a abranger todo o território nacional. Já a Pnad, que tem anúncio anual das informações de todo o país, passará a ter divulgação com periodicidade mais curta e vai permitir uma análise conjuntural.
Apesar da Pnad Contínua ter divulgação trimestral, o IBGE está desenvolvendo estudos para disponibilizar ainda alguns indicadores para Brasil em um recorte mensal. Segundo o IBGE, a ideia é divulgar algumas informações do tipo taxa de desocupação, rendimento e Carteira de Trabalho. A Pesquisa começou a ser elaborada em 2006 e é a primeira a compor o Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (Sipd), que inclui também a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cuja coleta das informações começou em agosto do ano passado.
 
Fonte:Agência CNM, com informações da Agência Brasil