TCM-CE pesquisa o uso da Lei de Acesso à Informação feita pelos municípios

1 de julho de 2015 Notícias

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM/CE) pretende conhecer mais e melhor sobre o perfil dos municípios cearenses no que diz respeito às atividades de atendimento ao cidadão e disponibilização de informações públicas. Para isso, está fazendo levantamento junto a todas as Prefeituras e Câmaras de vereadores. Ao final, deverá traçar um quadro atualizado que possa ser útil à verificação de como as regras que tratam do assunto estão sendo cumpridas e como isso ajudará na tomada de decisões que corrijam as imperfeições.

“Esse trabalho”, de acordo com o presidente do órgão, conselheiro Francisco Aguiar, “tem o firme propósito de trazer mais segurança às administrações locais no que diz respeito ao cumprimento de requisitos legais que precisam ser considerados para o funcionamento adequado de mecanismos de transparência à disposição da população”. “A transparência é um ícone incorporado à administração pública”, acrescentou, “que está definitivamente firmado nas práticas de rotina dos atos oficiais”.

A pesquisa, já em andamento, é feita com a aplicação de questionário enviado aos executivos e legislativos municipais e dá destaque à indagação sobre estrutura e funcionamento de Ouvidorias e mecanismos de aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI). O estudo, além de servir como subsídio na orientação e acompanhamento dos referidos procedimentos, contribuirá, igualmente, para abrir caminho à instalação de ouvidorias nos municípios que ainda não possuem tal canal de interlocução com a sociedade.

Clique aqui e saiba mais.
Fonte: TCM/CE