TCM/CE discute alterações do SIM 2018

20 de junho de 2017 Notícias

Em continuidade ao processo de elaboração do Sistema de Informações Municipais (SIM) versão 2018, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE) recebeu nesta segunda-feira (19) equipe técnica do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Tratou-se de uma rodada de discussões para analisar as sugestões enviadas pela entidade de classe para desenvolvimento e melhoria do SIM. “No primeiro encontro realizado, em maio último, foi disponibilizado um e-mail para recebimento de sugestões. Esse conjunto de recomendações foi previamente analisado pela equipe responsável da Diretoria de Fiscalização (Dirfi) e, durante a reunião, foram debatidas as propostas acatadas”, explicou Telma Escóssio, titular do departamento.

O setor de fiscalização prevê a realização de outros encontros com demais entidades para tratar de alterações no Sistema de forma a consolidá-las e, até o final do ano, serem divulgadas.

O Sistema de Informações Municipais (SIM) é um programa do TCM-CE que recebe e armazena as prestações de contas das administrações municipais, as quais são enviadas mensalmente pela internet. A utilização do sistema permite a recepção e análise informatizada dos dados relativos às contas municipais, como também a transparência da gestão.

O Tribunal utiliza das informações presentes nas contas mensais para alimentar o Portal da Transparência dos Municípios e para gerar o Relatório de Acompanhamento Gerencial (Reage), duas importantes ferramentas para o controle das contas públicas.

Fonte: TCM/CE