UTCEX 4 e 5 realizam avaliação das fiscalizações realizadas em 2017

14 de dezembro de 2017 Notícias

Uma iniciativa inédita está sendo realizada pelas Unidades Técnicas de Controle Externo 4 e 5 do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA). Os gestores dessas unidades, Divaci Couto Júnior e Flaviana Pinheiro Silva, desenvolveram projeto que está realizando avaliação das fiscalizações que envolveram recursos municipais executadas pelas respectivas unidades ao longo de 2017.

A atividade tem como objetivo aprimorar o planejamento, as técnicas e os procedimentos utilizados no desenvolvimento dos trabalhos in loco, bem como implementar medidas com a intenção de uniformizar os dados apurados, consolidando-os em relatórios de instrução, de forma a contribuir para a efetividade das ações do TCE maranhense junto à sociedade.

Este ano, as referidas unidades técnicas promoveram diversas fiscalizações (auditorias e inspeções) nas quais atuaram múltiplas equipes de auditores, com diferentes perfis e habilidades profissionais. Cada equipe, após a realização das fiscalizações, concentra-se na fase de elaboração dos vários relatórios decorrentes desse trabalho. O conteúdos dos relatórios serve de fundamento para as deliberações tomadas pela Corte de Contas.

Para a concretização das avaliações previstas no projeto foram constituídas equipes mistas compostas por auditores das Unidades Técnicas 4 e 5, com a missão de discutir e avaliar todas as auditorias e inspeções realizadas em 2017. Após essa etapa, acontecerá uma reunião plenária para a apresentação das conclusões e sugestões que serão incorporadas às diretrizes de atividade que devem ser cumpridas a partir do próximo ano.

O primeiro encontro encontro aconteceu no 13/12, o segundo está sendo realizado hoje, 14/12, e a reunião plenária acontecerá 05/02.

Fonte: TCE/MA