Conciliação bancária: como a importação automática de extratos auxilia esse processo?

28 de agosto de 2020 Planejamento e Contabilidade

Gerenciar uma entidade pública diz respeito à organização, ao cumprimento da legislação e das metas estabelecidas que envolvem a melhora no serviço público. Outro fator bastante importante que vamos evidenciar a seguir, é a correta gestão financeira dos gastos e investimentos municipais.

Dentre todas as atividades realizadas pelo setor financeiro de uma entidade pública, uma das principais operacionais é a conciliação bancária. Trata-se de uma rotina indispensável que não pode ser negligenciada.

O que é uma conciliação bancária?

É uma técnica  que compara os registros efetuados pelo banco, com os controles da entidade. Apresenta uma situação real para que as decisões sejam tomadas com maior segurança.

Em resumo, é feita uma análise das movimentações de entrada e de saída, e das informações contidas no extrato da conta corrente. Através da conciliação bancária bem realizada é possível prever um planejamento orçamentário mais efetivo.

Como realizar a conciliação bancária?

Primeiramente a entidade precisa controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando as contas bancárias envolvidas.

Após esse processo, é necessário verificar o saldo no extrato bancário e conferir detalhes dos lançamentos. Mais precisamente, verificar se os lançamentos estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos. Caso hajam diferenças, é preciso corrigi-las.

De que forma a importação automática de extratos bancários auxilia na conciliação?

Geralmente, é necessário realizar o acesso ao sistema do banco para obter o extrato bancário e realizar a conciliação bancária. Para facilitar essa rotina, alguns sistemas de contabilidade conseguem fazer a importação automática dos extratos bancários.

A importação se dá através do próprio sistema de contabilidade pública, que reúne as informações bancárias, garantindo um registro seguro dos dados corretos. De forma ágil e eficiente, a importação automática dos extratos auxilia o processo de digitação, automatizando todo o procedimento e evitando possíveis erros.

Para auxiliar a sua entidade ou órgão público, o Aspec Contábil encontra-se apto a realizar a conciliação bancária através da importação automática dos extratos dos bancos. Conheça mais sobre o sistema.

Tags: conciliação bancária, contabilidade púbica, controle financeiro, extratos bancários

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *