Home Office na quarentena: como se adaptar?

1 de abril de 2020 Geral

Com o avanço da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o Brasil viu-se obrigado a decretar quarentena. O objetivo é evitar aglomerações e contato físico entre as pessoas, visto que são as principais causas que possibilitam a transmissão do vírus.

Trabalhar em casa pode não ser uma tarefa muito fácil. Distrações, local adequado, equipamentos e velocidade da internet são alguns dos desafios enfrentados. Nesse momento é muito importante tentar adaptar-se ao máximo e não perder o foco, para que a sua produtividade não seja prejudicada.

Preparamos algumas dicas que podem te ajudar:

1. Escolha o local certo

Tente separar um cômodo da sua casa que seja iluminado, com o menor número de ruídos e confortável para trabalhar.

Esse lugar é importante para a sua concentração nas atividades que precisa realizar. Coloque todos os equipamentos que irá precisar e mantenha-o sempre organizado.

2. Defina um horário

Uma dica para ser produtivo dentro de casa é estabelecer uma rotina. Para começar, você pode repetir o mesmo expediente realizado na sua empresa, incluindo as pausas para o almoço.

Além disso, é importante que não esqueça de tomar água e estabeleça pausas para esticar as pernas, depois de muito tempo sentado. O seu bem estar também faz parte das medidas essenciais.

3. Mantenha a comunicação

A comunicação com o seu setor é muito importante, portanto, interagir estão entre as medidas para uma boa execução do seu trabalho.

Com as ferramentas que temos, grupos podem ser criados no intuito de acompanhar as demandas ou até mesmo tirar dúvidas quando tiver dificuldade em algo. Reuniões de alinhamento diárias são ótimas opções.

4. Faça uma limpeza geral no computador

Caso o seu computador pessoal precise ser utilizado, algumas mudanças precisam ser feitas. Comece instalando um antivírus, caso não tenha. Em seguida, baixe as atualizações pendentes para garantir correções de erros mais recentes.

Você também pode remover itens desnecessários que deixam o seu computador mais lento. Um HD cheio dificulta o trabalho e impacta diretamente no desempenho do computador.

5. Siga uma lista de tarefas

Ter disciplina é necessário, portanto, evite distrações. Através de uma lista de tarefas a serem concluídas, a sua produtividade não será afetada.

Algumas ferramentas podem te auxiliar nesse processo, controlando atividades, tempo que cada uma demanda para ser realizada, dentre outras funções. Planeje-se.

6. Não ocupe seu tempo com afazeres domésticos

A interrupção é uma grande vilã da produtividade, por isso, converse com outras pessoas da sua casa e deixe claro que, apesar de estar em casa, está trabalhando.

Caso more sozinho, procure realizar esse tipo de atividade após o expediente, conforme horário definido anteriormente.

7. Cuidado com dados sigilosos

Tenha muito cuidado ao tratar de dados sigilosos, portanto, proteja seus equipamentos de trabalho e adote cuidados preventivos para que não sejam danificados/roubados.

8. Cuidado com o senso de urgência desnecessário

A dificuldade em lidar com o senso de urgência pode gerar estresse e frustração. Procure utilizar as ferramentas corretas que estimulam a comunicação mais calma e melhor estruturada.

Cada pessoa deve contribuir à medida que realiza seu trabalho mais individual e focado.

Durante este período o seu empenho, mais do que nunca, vai interferir na sua produtividade. Aproveite as nossas dicas e mãos à obra.

Lembramos que o funcionamento da Aspec Informática também está acontecendo em modo home office, para mais informações clique aqui.

Ir ao supermercado existe alguns cuidados, veja algumas dicas.

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *