Por quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies?

1 de julho de 2020 Geral

O clima de tensão continua no país com a presença da covid-19, doença causada pelo coronavírus. Algumas cidades já começaram a retomar suas atividades econômicas, entretanto os cuidados devem permanecer os mesmos. Superfícies podem ser grandes vilãs na transmissão, por isso, é necessário ter bastante atenção aos ambientes que você frequenta e aos objetos que você utiliza.

Além dos cuidados básicos de lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool em gel 70%, usar máscara ao sair de casa e manter o distanciamento adequado de outra pessoa, é necessário higienizar alguns itens que entram na sua casa.

Também é bastante comum ver pessoas abrindo portas com cotovelos, higienizado maçanetas, mesas, tapetes, dentre outros, afinal, todo cuidado é pouco. Conforme um estudo publicado pela revista científica New England Journal of Medicine, o coronavírus consegue sobreviver até três dias em algumas superfícies.

O estudo foi realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton. O objetivo é avaliar a resistência do vírus em cinco materiais diferentes e mostra que o coronavírus fica mais “estável” em plástico e aço inoxidável, materiais que são bastante utilizados diariamente. Veja:

Plástico: 72h
Aço inoxidável: 72h
Papelão: 24h
Cobre: 4h
Aerossolizada/Poeiras: 40min a 2h30

Já em tecidos, não há estudos sobre a viabilidade deste vírus em diferentes tipos. Outros trabalhos patógenos apontam que, em geral, os vírus podem ter sobrevida de 72 a 96h nos panos.

Por isso, é necessário frisar a importância da higienização de itens que entram na sua casa. Ela pode ser feita com desinfetantes em geral: álcool em gel 70%, água sanitária ou sabão. Além disso, no ambiente de trabalho, é necessário fazer a higiene das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Fonte: G1, Portal Fiocruz

Tags: coronavirus, covid19, pandemia, superficies

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *