Sistema de Gestão Pública Municipal, a Tecnologia a favor da Transparência

27 de maio de 2019 Gestão Pública

Um Sistema de Gestão Pública Municipal, tendo em vista o grande fluxo de informações, bem como as exigências requeridas pelos órgãos de controle, já se tornou um recurso tecnológico vital para o funcionamento das entidades e órgãos públicos.

Ao longo dos últimos anos, cada vez mais a tecnologia tem sido uma aliada determinante que favorece o bom desempenho das atividades da gestão pública municipal. Através de sistemas integrados que atuam nas áreas da contabilidade, setor pessoal, gestão tributária, licitação, patrimônio e etc., agiliza processos e otimiza rotinas que antes eram estritamente manuais e até mesmo onerosas às entidades e órgão públicos, além de tornar acessíveis dados e informações à população através dos portais de transparência.

 

O que é um Sistema de Gestão Pública Municipal?

 

Já pensou se todas as suas atividades fossem realizadas manualmente? Além do enorme trabalho, o tempo gasto durante o dia também seria muito maior. Nessas horas o uso da tecnologia faz toda a diferença.

Além de auxiliar na rotina administrativa do gestor, um sistema de gestão pública municipal pode gerar mais segurança aos dados da entidade, diminuir o número de erros e consequentemente o retrabalho.

Portanto, é um software inteligente, ou sistema, que automatiza vários processos inerentes a sua área de atuação e reúne boa parte das informações do município ou entidade pública. Os sistemas de gestão de cada segmento apresentam suas próprias características específicas. Uma empresa que desenvolve softwares com ênfase em soluções tecnológicas para o setor público geralmente oferece um pacote com vários sistemas, os quais poderão funcionar de maneira integrada ou como módulos individuais.

O principal interesse dessa tecnologia é descomplicar e automatizar o maior número de procedimentos possíveis de maneira confiável e ágil. Qualquer setor do município pode usufruir dessa facilidade, que costuma estar disponível para fins que envolvem contabilidade, setor pessoal, patrimônio, licitações e contratos, tributos, almoxarifado, transparência, protocolo, entre outros.

De maneira clara, podemos exemplificar da seguinte forma: imagine alguns procedimentos típicos da contabilidade, por exemplo. O contador público é um profissional que rotineiramente deve gerar relatórios, registrar, analisar, controlar e evidenciar os atos e fatos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial, realizar a prestação de contas a cada final de período, etc. Agora pense na execução de tudo isso sendo feito de forma manual! Isso mesmo, seria bastante dificultoso. O sistema de gestão pública municipal, neste caso específico, sendo um software desenvolvido com o intuito de atuar na gestão das atividades contábeis, automatizaria todos os processos e garantiria ao contador, ou até mesmo ao gestor público, maior praticidade na execução das suas tarefas.

 

As vantagens do uso de um Sistema de Gestão Pública Municipal para entidades e órgão públicos

 

O uso de um software confiável, que não causa danos materiais, financeiros, nem aos dados da entidade e também não é facilmente afetado por ameaças de segurança provenientes de fontes maliciosas, acarreta inúmeros benefícios ao município, abaixo listamos alguns:

Otimiza o tempo e gera produtividade

Com as informações disponibilizadas num único lugar e com processos automatizados, o tempo disponível destinado à realização das tarefas acaba sendo beneficiado, visto que o responsável por determinadas funções não vai mais precisar usar de inúmeras planilhas de gerenciamento. O fluxo de trabalho e a produção também melhoram.

Melhora a qualidade das informações

Conforme a capacidade do software de gestão pública de analisar e distribuir melhor as informações, elas tornam-se mais confiáveis. Os relatórios passam a ser mais precisos, baseados em dados reais, fazendo com que a entidade ou órgão público consiga entregar as obrigações, de maneira eficiente, aos Tribunais de Contas.

Reduz erros e evita retrabalho

Colocar dados distintos em várias planilhas pode ser o motivo de grandes erros na administração do órgão público, visto que esses processos manuais tendem a ter falhas e ocasionar retrabalho. Um sistema de gestão pública municipal elimina essas falhas ao tornar automatizados os processos necessários para a realização de tarefas.

Potencializa a capacidade da sua equipe

Tarefas repetitivas e manuais que agregam pouco valor à experiência dos servidores podem desmotivá-los. Um sistema de gestão pública municipal otimizará o modo de trabalho, fazendo que ele desempenhe a sua função de forma mais estratégica e se sinta mais valorizado.

Proporciona mais segurança

Trabalhar com dados públicos é um assunto sério e requer cuidados, por isso, um bom software precisa proporcionar segurança, além de oferecer acesso restrito. É importante conferir se o programa possui criptografia adequada para não apresentar brechas que comprometem a segurança.

Auxilia a tomada de decisão

Com os dados padronizados e disponibilizados num único ambiente, a tomada de decisões torna-se mais assertiva e rápida. Dados confiáveis permitem um melhor planejamento estratégico, baseado em análises concretas, além de também permitir a realização de tarefas em tempo hábil.

 

Como os softwares de gestão municipal contribuem com a transparência pública?

 

Sistema de Gestão Pública Municipal

 

A transparência é uma das principais responsabilidades das entidades e órgãos públicos para com a sociedade. Caso não seja cumprida corretamente, o município pode sofrer algumas penalidades, como o impedimento de receber transferências voluntárias.

Sabendo da importância da transparência, um sistema de gestão pública municipal não poderia ter outro objetivo. De uma forma geral, as soluções tecnológicas permitem ampliar a eficiência da transparência na gestão municipal, ao tornar, por exemplo, os dados e as informações públicas acessíveis a todos.

Um bom software de gestão municipal precisa ser claro quanto aos seus processos e funções. O gestor precisa assumir um papel que torne os setores mais horizontais, facilitando o trabalho de toda a equipe.

Além de contribuir diretamente para o cumprimento da Lei da Transparência, evitando penalidades, um sistema de gestão pública municipal transparente traz algumas vantagens, como a confiança do cidadão. Ao informar os dados corretamente e no prazo previsto, a entidade/órgão público cumpre o seu papel e gera uma credibilidade para a sociedade, que passará a acreditar mais na gestão.

Por fim, o software transparente também é capaz de melhorar o engajamento da própria equipe do município, que terá conhecimento de todo o processo de trabalho ao acessar o sistema, sem precisar realizar algum procedimento burocrático para ter acesso à informações.

 

O Portal da Transparência

 

É através do Portal da Transparência que o sistema de gestão pública municipal atua na transparência de forma direta. O portal trata-se de um site que divulga informações, em tempo real, das ações governamentais, execuções orçamentárias e financeiras, movimentos extraorçamentários, dentre outros dados.

As informações divulgadas são fornecidas pelo sistema de contabilidade pública utilizado no município, daí também a importância de ter cautela na hora da contratação dessa tecnologia. Tais informações são disponibilizadas sem tratamento ou controle de limitação ou restrição, ou seja, seguem fielmente ao que foi registrado no sistema de contabilidade do município.

O Portal da Transparência permite que todas as pessoas tenham acesso aos dados públicos de forma simples e ágil, a qualquer hora do dia. Porém, para ser eficaz, precisa possuir a integração dos dados, linguagem cidadã, dados abertos e interatividade.

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Um pensamento em “Sistema de Gestão Pública Municipal, a Tecnologia a favor da Transparência”

  1. FazerPos Blog disse:

    A gestão pública é um setor que causa muitas dúvidas nas pessoas, principalmente no que diz respeito ao seu funcionamento. Um dos grandes passos que o governo deu foi com o portal da transparência, essencial para que as pessoas se sintam mais próximas da administração pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *