Gerador de relatórios contábeis: qual a importância para entidades e órgãos públicos?

25 de julho de 2022 Planejamento e Contabilidade

Por meio de informações contábeis, o gestor tem acesso a análises estratégicas que permitem a melhor tomada de decisão. Elas são importantes para avaliar a situação fiscal e administrativa de Prefeituras, Câmaras e Autarquias.

Dada a importância disto, os entes públicos têm por obrigação gerar relatórios gerenciais de contabilidade fiéis à realidade da sua gestão municipal. Para uma criação eficiente de relatórios contábeis, faz-se necessário a utilização de um gerador de relatórios. Abaixo, você poderá conferir algumas das principais vantagens que essa ferramenta proporciona para órgãos e entidades públicas.

Quais as principais vantagens em automatizar a criação de relatórios contábeis?

1. Economia de tempo

A economia de tempo é uma das vantagens mais importantes no uso de um gerador de relatórios contábeis. Ao invés de precisar coletar dados, preparar e processar os números de forma manual, a ferramenta faz isso automaticamente para você.

Esse aspecto influencia diretamente na produtividade da contabilidade, que poderá destinar seu tempo e esforços para as atividades mais estratégicas do setor.

2. Filtros personalizados

Construir seus próprios relatórios contábeis, de acordo com as necessidades elencadas pelo ente público, é uma grande vantagem que um gerador de relatórios proporciona. Através de diferentes visualizações, a ferramenta permite a fácil interpretação dos dados.

A partir da filtragem, um relatório contábil pode extrair informações apenas de receitas e despesas, no intuito da elaboração de parâmetros ao longo dos anos da gestão.

Por meio da organização de elementos, é possível personalizar os seus relatórios da forma mais coerente, no intuito de deixar o documento mais esclarecedor e efetivo para quem o utiliza.

3. Redução de erros

Todo trabalho que é feito manualmente está sujeito a erros, seja por falta de atenção ou por problemas na interpretação equivocada de dados. Por meio de um processo automatizado é possível diminuir esses erros.

O setor de contabilidade poderá contar com informações confiáveis, fiéis à gestão, sem correr o risco de informar dados errados aos Tribunais de Contas e demais órgãos reguladores, evitando penalidades.

4. Melhor tomada de decisão

A junção de vários fatores positivos proporcionados pelo gerador de relatórios contábeis resultará numa tomada de decisão mais assertiva. Os conjuntos de informações, quando utilizados de forma responsável e coerente, proporcionam melhores resultados para a gestão pública municipal.

De uma forma geral, elas melhoram o entendimento sobre os dados e entrega-os da melhor forma para que o gestor decida as melhores práticas para o ente público.

O que analisar antes de contratar um gerador de relatórios contábeis?

  • Diversificação de filtros

Para criar os seus relatórios, é necessário que a ferramenta possua diversos filtros que atendam às necessidades da sua entidade, conforme as demandas que surgirem. De nada adianta um gerador de relatórios contábeis engessado, que não permita personalizações.

  • Segurança na informação

Trabalhar com dados públicos requer seriedade, por isso, um bom gerador de relatórios contábeis precisa proporcionar segurança. É importante conferir se a ferramenta possui criptografia adequada para não gerar brechas que comprometam os dados.

  • Integração com outros sistemas

Sistema integrado é sinônimo de rotina facilitada. Através da integração é possível exportar de forma prática todos os dados necessários para a criação de um relatório contábil. Por isso, opte por uma tecnologia que ofereça esta opção.

  • Suporte e treinamento

Um suporte de qualidade também deve fazer parte da contratação de uma ferramenta eficaz. Tirar dúvidas, esclarecer questionamentos ou sugerir mudanças proporcionam uma melhor usabilidade do sistema.

Como gerar relatórios contábeis automaticamente?

Desenvolvemos um gerador de relatórios contábeis 100% online, que cria relatórios personalizados através dos dados contábeis de Prefeituras, Câmaras e Autarquias. De forma prática, o Aspec GTRel produz uma combinação de informações elaboradas a partir da filtragem de informações essenciais ao ente público.

Integrado ao Aspec Contábil e ao Portal Aspec Transparência, o sistema possui interações com dados em tempo real, facilitando a visualização das informações. A ferramenta gera diversos relatórios personalizados de despesas e receitas, que impactam diretamente na diminuição de custos e de retrabalho.

 

 

 

Tags: contabilidade pública, gerador de relatórios contábeis, gestão pública, planejamento municipal, relatórios contábeis, sistema de contabilidade pública

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.