3º Seminário Potiguar de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público ocorrerá em dezembro

24 de novembro de 2015 Notícias

edc1d0314df26f4954651131e82a7939A implantação das novas regras de contabilidade associada ao setor público, na esfera da União, dos estados e municípios, integra o foco central das palestras e debates do 3º Seminário Potiguar de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, que será realizado no período de 07 a 09 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Em pauta, as dificuldades enfrentadas para a implantação das novas normas e respectivas estratégias de superação. O evento conta com apoio do Tribunal de Contas do estado (TCE/RN).

No encontro, serão discutidos aspectos relevantes da Portaria STN n° 548 de 24 de setembro de 2015, que aprovou o Plano de Implantação dos procedimentos Contábeis Patrimoniais e estabeleceu os prazos-limites obrigatórios relativos à implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais. “É importante discutir esta temática, visto que os entes que não estiverem cumprindo os cronogramas ficarão impedidos, por exemplo, de receberem transferências voluntárias e de contratarem operações de crédito”, relata a contadora MariseMagaly Queiroz Rocha, secretaria geral do TCE.

Ainda serão focados temas de interesse para a administração pública,como: o processo de implantação de Sistema de Custos para governos, aspectos importantes da Gestão Pública e melhoria da qualidade do gasto público, e adequações das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) face à convergência aos padrões internacionais.

Estão confirmadas as participações de palestrantes, como: Nelson Machado, ex-ministro do Planejamento, Previdência e Fazenda; João Eudes Bezerra, Auditor de controle Externo do TCE/PE e renomado autor de obras de contabilidade pública; Gustavo Nogueira, Secretário de Planejamento do Estado do Rio Grande do Norte; Dionísio Gomes, Professor Doutor da UFRN eSecretário-Chefe da Controladoria Geral do Município de Natal; Victor Holanda, professor da UFRN e consultor de organismos internacionais – FMI e BID e Diana Vaz de Lima, contadora e professora da UnB, entre outros.

A comissão organizadora é composta por representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Escola de Administração Fazendária (ESAF), Instituto Social Iris, com o apoio da Secretaria do Orçamento Federal (SOF) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O Tribunal de Contas do Estado apoia a iniciativa.

Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse o site www.custospublicos.net.
Fonte: TCE-RN