Alerta sobre Ataque de Hackers aos órgãos públicos no Rio Grande do Norte

28 de janeiro de 2020 Notícias

Recentemente alguns órgãos públicos do estado do Rio Grande do Norte foram alvo de ataques de hackers. A Polícia Civil do estado investiga a invasão ao sistema interno de pelo menos duas prefeituras do interior do estado: Nova Cruz e Macau. As delegacias dos municípios instauraram inquéritos policiais para apurar o ocorrido.

Os dois ataques aconteceram em janeiro deste ano. Em Macau, a prefeitura confirmou que houve roubo de dados e perda de documentos. Em Nova Cruz, apenas as investigações da polícia vão poder dar esse parecer. Os computadores invadidos nos municípios foram desconectados dos sistemas e levados para a perícia.

A invasão mais recente aconteceu em Macau, na região da Costa Branca potiguar. De acordo com a Polícia Civil, o sistema interno de dados da prefeitura foi invadido na quinta-feira passada (23). A Delegacia de Macau registrou o caso e vai abrir inquérito policial. Além da Polícia Civil, o caso foi notificado também à Polícia Federal e a prefeitura vai acionar o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público. O hacker chegou a entrar em contato por e-mail para avisar que havia roubado os dados.

Segundo o prefeito Túlio Lemos, o sistema é usado por todas as secretarias do município e estão nele dados, por exemplo, sobre a folha de pagamento, processos de licitação e compras da prefeitura. Ele explicou ainda que o Executivo corre para resolver o pagamento dos servidores, que é feito através desse software.

“Nós adquirimos uma nova máquina, provedor e servidor para poder fazer a implantação de todo o sistema novo. Nós esperamos que esteja tudo sobre controle e voltando a funcionar o mais rápido possível, porque dia 31 é dia de pagamento e a gente não sabe se isso vai prejudicar ou não o pagamento do funcionalismo público”, falou.

Em Nova Cruz, o caso aconteceu em 8 de janeiro. O inquérito policial já foi instaurado para investigação e identificação dos responsáveis pela invasão. Segundo o delegado de Nova Cruz, Wellington Guedes, o computador invadido foi apreendido para passar por perícia e a investigação, que está em andamento, ocorre em sigilo.

O secretário do Gabinete Civil de Nova Cruz, Genilson Alves, disse que questão foi resolvida e que o sistema está normalizado no município.

As facilidades da conexão online são capazes de romper fronteiras, mas o ambiente digital também traz diversas ameaças. Clique aqui e saiba como prevenir entidades e órgãos públicos dessa ameaça

Aos usuários dos sistemas Aspec
A manutenção e o armazenamento de backup não é de responsabilidade da Aspec Informática, dessa forma, pedimos que realizem essa atividade periodicamente, exceto os clientes dos sistemas WEB (tributos, nfs-e, painelgov e protocolo), pois para estes o backup é realizado automaticamente.

Fonte: G1