Aspec há 21 anos no mercado de software assessorando os municípios

18 de fevereiro de 2014 Notícias

A persistência deu lugar a conquistas e hoje a ASPEC-Assessoria Contabilidade e Informática atua não somente no Ceará mas em vários estados do Brasil, assessorando prefeituras e câmaras municipais. 


Exibindo aspec.jpgA persistência deu lugar a conquistas e hoje a ASPEC-Assessoria Contabilidade e Informática atua não somente no Ceará mas em vários estados do Brasil, assessorando prefeituras e câmaras municipais. Nos sentimos responsáveis e ao mesmo tempo felizes em
poder contribuir na melhor gestão e no aperfeiçoamento da contabilidade pública, preparando não somente os gestores como seus funcionários, para uma melhor prestação de contas dentro do princípio da legalidade e da transparência como reza os preceitos da nossa Constituição, conta Luciano Peixoto em entrevista exclusiva a Revista Ceará e Municípios. Confira um pouco dessa história de sucesso: 

O início 

A Aspec empresa fundada em 1993 por três sócios/funcionários completou 2O anos no mercado de assessoria aos municípios em 2013. A empresa que a princípio prestava somente serviço de contabilidade aos municípios cearenses, mudou seu foco comercial para atender ás necessidades de seus clientes. O empresário Luciano Peixoto presidente da empresa nos conta um pouco da trajetória e conquistas da Aspec ao longo desse tempo. A empresa se lançou no mercado prestando serviço de assessoria contábil aos municípios, e teve suas dificuldades até chegar aonde chegou! Conquistar os primeiros clientes não foi tarefa fácil! Mas, a partir do primeiro cliente conquistado, as coisas foram acontecendo. A empresa desde o inicio presa pela qualidade dos serviços prestados a seus clientes, então, foi se propagando ” no boca a boca ” de um cliente para outro. 

No decorrer do tempo Luciano conta que surgiu a necessidade de uma ferramenta que os auxiliassem a fazer essa contabilidade das prefeituras. Um sistema informatizado, então a Aspec teve a brilhante ideia de criar, desenvolver essa ferramenta. A meta foi cumprida, o sistema foi criado, o mercado era carente desse tipo de serviço, de empresas que pensavam em informatizar, desenvolver, agilizar através dessas ferramentas tecnológicas a prestação de contas dos municípios. Com o primeiro sistema desenvolvido, nas mãos os sócios passaram a divulgar aos contadores de prefeituras, alvo do serviço, sobre sua ferramenta inovadora.

 A ferramenta foi bem aceita, e entre os anos de 1995 e 1996 a Aspec passou a mudar seu foco, para atender esse mercado. E passou a atuar não mais com contabilidade e agora sim, com sistemas de software aos municípios, passou a ser então Aspec Informática. 

Aspec Informática 


Exibindo aspec2.jpgO diretor da Aspec Luciano Peixoto e seus sócios pensaram à frente de seu tempo, e desenvolveram um software para as prefeituras que na época ainda utilizavam a analógica
máquina de datilografar, a resistência foi grande segundo Luciano. Era a época em que a internet se disseminava no Brasil, e o uso dos computadores não era comum e essencial como na atualidade. Muitos prefeitos não acreditavam que o computador seria de fato, adotado por as empresas brasileiras e desacreditavam de sua utilidade. A persistência deu lugar a conquistas, o tempo passou com ele vieram às mudanças e a Aspec hoje atua também no Rio Grande do Norte, Pará, Piauí, Roraima, Paraíba e Ceará são alguns dos estados que somam 800 softwares da Aspec, entre camarás, prefeituras e até autarquias municipais.

Bem informado sobre os municípios e sobre as exigências dos Tribunais de Contas dos Municípios (TCM), no que diz respeito à contabilidade, Luciano destaca que o portfólio da Aspec é completo. A empresa mais uma vez pensa a frente e já desenvolveu os sistemas que atenderão as adaptações de prestação de contas feitas pelo TCM. 

Luciano cita também o estado do Ceará como referência no que diz respeito à tecnologia, para ele, o TCM aqui do estado tem em sua gestão pessoas com pensamentos modernos, os municípios cearenses já fazem sua prestação de contas digital, “então essa iniciativa do Tribunal de Contas do Ceará de digitalizar está bem à frente de outros estados” acrescenta. 

Mesmo assim o município menor enfrenta problemas em manter a máquina administrativa, Luciano aponta dois motivos, a falta de recurso financeiro, pois esses municípios sobrevivem somente do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as atribuições são muitas e a verba pouca para cobrir todos os custos . Inclusive se diz a favor do aumento do percentual do repasse proposto pelos prefeitos de 23,5% (percentual atual) para 25,5%. Segundo ele, a falta de capacitação de pessoal, decorre também dessa falta de recurso para pagar treinamento, capacitação aos funcionários nas prefeituras. 

Expectativa 2014 

Exibindo aspec3.jpgTribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) fez mudanças na prestação de contas dos municípios, mudanças essas implantadas agora, em 2014. Desde 2009 a Aspec formou uma equipe especialmente dedicada à criação de um Software para que os municípios atendam de pronto as mudanças exigidas. 2014 será um ano de implantações, também um ano político, de Copa. Mais a Aspec está preparada pra essas implantações tem desenvolvido um sistema que abrange folha de pagamento, sistema tributário, contabilidade patrimônio das prefeituras. É muita coisa para acontecer agora em 2014, e para que as prefeituras não sejam pegues de surpresa a Aspec desenvolveu uma cartilha falando e explicando essas mudanças. Os prefeitos, e secretários municipais se antecipem! Encera o presidente Luciano Peixoto.