Ataques de Hackers comprometem os bancos de dados de Entidades Públicas brasileiras

11 de abril de 2016 Notícias

15abde3c81505959f6d2610e3cdfbe51_SDesde o ano de 2015, os ataques de hackers às Entidades Públicas brasileiras se tornam cada vez mais frequentes. Através do ransomware, um software mal intencionado, os hackers bloqueiam o computador do usuário além de sequestrarem seus dados. Uma vez sequestrados, os usuários são apresentados à páginas com instruções para “pagamento do resgate”, visto que a recuperação de dados se torna impraticável por conta da complexidade da situação.

Por conta da gravidade deste problema, a Aspec Informática alerta e reforça sobre a importância de um controle rigoroso das cópias de segurança dos arquivos das entidades. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar esses ataques, como:

– utilizar o logoff para sair de contas;
– elaborar senhas difíceis;
– ter atenção a sites de conteúdos duvidosos;
– não abrir mensagens de e-mail de spam.

Por fim, é necessário que se crie cópias de segurança através de backups em mídia externa, ou seja, em locais que não estejam interligados com a rede, como um computador localizado no escritório do contador, por exemplo.

ATENÇÃO USUÁRIOS DOS SISTEMAS ASPEC:
Lembramos que a manutenção e armazenamento de backup não é de responsabilidade da Aspec Informática, dessa forma, pedimos que realizem essa atividade diariamente, ou pelo menos, semanalmente.

Clique aqui e saiba mais sobre ransomware.