Cliente Aspec, saiba como evitar problemas no fechamento das contas para o início da nova gestão

30 de dezembro de 2016 Notícias

post_novagestaoA troca de contadores costuma ser muito comum durante a virada de gestão e, em alguns casos, o fechamento das contas é feito de forma prejudicial à entidade, ocasionando uma perda severa de dados que compromete integralmente o exercício da nova gestão e dificuldades na geração do SIM 2017 (neste caso, apenas para o estado do Ceará).

Veja de forma detalhada como isso acontece:
– O contador antigo continua digitando dados em 2016 em seu escritório, por exemplo, e o novo contador inicia a digitação de dados em 2017 na própria entidade.

– O contador antigo conclui o encerramento do balanço anual e envia um backup de volta para a entidade. Em seguida, ao haver a restauração do exercício de 2016, o de 2017 é danificado.

Para que isso não ocorra, clientes e usuários do sistema Aspec podem optar por uma das soluções a seguir:

Solução ideal
O contador do ano anterior (2016) deverá concluir o encerramento do mês de dezembro/2016 e balanço na própria entidade (câmaras, prefeituras, autarquias). A solução não traz problemas ao uso do sistema Aspec.

Solução razoável/aceitável
Caso não haja a possibilidade do contator anterior (2016) realizar o encerramento de contas na própria entidade (câmaras, prefeituras, autarquias), o novo contador (2017) deverá aguardar o encerramento do mês de dezembro/2016, para somente depois que receber o backup de 2016 fechado, iniciar a digitação de dados em 2017. Apesar de não ser ideal, a solução não traz problemas ao uso do sistema Aspec, a não ser a impossibilidade temporária de digitar dados em 2017.

Por isso, pedimos aos clientes e usuários do sistema Aspec que sigam esses passos e evitem problemas no fechamento de contas, contribuindo para o bom funcionamento da nova gestão. Em caso de outras eventualidades, entrar em contato com a Unidade de Negócios responsável.