Clientes Aspec atingem nota máxima em monitoramento de transparência dos gastos com a Covid-19 no RN

23 de dezembro de 2020 Notícias

Criado pelo Laboratório de Ciência de Dados do Ministério Público do Rio Grande do Norte, o sistema Confúcio tem como objetivo monitorar e avaliar os portais da transparência do estado no que diz respeito aos gastos com a Covid-19.

Sua nova versão avalia critérios como:

  • Qualidade do gasto público através da verificação de informações sobre empenho, liquidação e pagamento;
  • Qualidade da compra pública conforme a apresentação dos dados como descrição adequada das compras, quantidade de itens, tipo de unidade de medida, preço por item e valor total.

No último levantamento feito no mês de dezembro, clientes Aspec ganharam destaque nas primeiras colocações, atingindo a pontuação máxima. Os municípios, usuários do Portal Aspec Transparência, foram: Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Monte das Gameleiras, Passagem, Santana do Seridó, Severiano Melo e São Tomé.

Parabenizamos os municípios que obtiveram destaque e reforçamos que, para nós da Aspec Informática, a integridade das informações, além de um portal da transparência devidamente adequado às exigências do poder público, são essenciais à obtenção de resultados positivos.

 

Mais informações

O Portal Aspec Transparência está apto para divulgar as ações de combate à Covid-19, em atendimento à Lei nº 13.979/2020 (Medidas para enfrentamento da COVID-19), à Lei da Transparência Fiscal, LC nº 131/2009 e aos normativos e orientações dos Tribunais de Contas.

Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Norte