Clientes Aspec garantem destaque em Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi

25 de novembro de 2021 Notícias

Entre os anos de 2020 e 2021, os municípios brasileiros melhoraram consideravelmente a qualidade das informações fiscais e contábeis que são enviadas ao Tesouro Nacional. A Edição 2021 do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal mostra este fato com detalhes. O principal objetivo é avaliar a consistência das informações enviadas pelos entes através do Siconfi. 

O Ranking mostra um comparativo entre as edições de 2020 (dados de 2019) e 2021 (dados de 2020), onde fica clara a melhoria. Os municípios aumentaram em 10,4% os acertos das informações verificadas entre os exercícios. 

A avaliação é feita em quatro dimensões que envolvem:

 

  • Gestão da informação: comportamento dos entes no envio das informações;
  • Análise Contábil: avaliação dos dados, adequação às regras do MCASP, consistência dos demonstrativos;
  • Análise Fiscal: avaliação dos dados, adequação às regras do MDF, consistência dos demonstrativos;
  • Análises Contábil x Fiscal: cruzamento entre os dados contábeis e fiscais recebidos.

Os clientes Aspec mais uma vez garantiram destaque. Confira a performance em cada estado de atuação no período em que foi realizado o levantamento: 

No Ceará, entre os 25 primeiros municípios com melhor desenvolvimento, 24 utilizaram o sistema Aspec Contábil. São eles: Guaiúba, Catarina, Itaiçaba, Piquet Carneiro, São João do Jaguaribe, Mombaça, Carnaubal , Paracuru, Pacujá, Limoeiro do Norte , Massapê, Barbalha, Ararendá, Tianguá, Bela Cruz, Ipaumirim, Tarrafas, Quixeré, Umari, Ibiapina, Iracema, Icapuí, Martinópole e Croatá.

No Pará, todos os 25 primeiros municípios melhores colocados são clientes Aspec. Os destaques são, em ordem de colocação: Piçarra, Ourém, Nova Ipixuna, Capitão Poço, Augusto Corrêa, Curionópolis, Trairão, São Miguel do Guamá, Barcarena, Santa Luzia do Pará, Capanema, Oriximiná, Bragança, São Félix do Xingu, Tracuateua, Novo Progresso, Irituia, Jacundá, Monte Alegre, Mãe do Rio, Maracanã, Alenquer, Rondon do Pará, Peixe-Boi, Almeirim.

No Maranhão, 19 dos 25 primeiros colocados são clientes Aspec. As cidades de São Roberto, Lago Verde, Cidelândia, Apicum-Açu, Presidente Médici, Codó, Guimarães e Sucupira do Riachão garantiram as primeiras colocações. Lago da Pedra, Conceição do Lago-Açu, Palmeirândia, Trizidela do Vale, Morros, São Benedito do Rio Preto, Peritoró, São Raimundo do Doca Bezerra, São Domingos do Azeitão, Marajá do Sena e Lago dos Rodrigues ocupam as outras colocações. 

No Rio Grande do Norte, o primeiro colocado do Ranking foi o município de Umarizal, cliente Aspec há 11 anos. Entre os primeiros colocados também tivemos a presença de mais 7 municípios: Monte das Gameleiras, Passagem, Serra de São Bento, Santana do Seridó, São Vicente, Senador Georgino Avelino e Felipe Guerra. 

O resultado do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal reforça o nosso compromisso com os municípios brasileiros. Através da nossa tecnologia, desenvolvemos sistemas adequados à legislação, que geram confiança no envio das informações e praticidade nas tarefas diárias. Há mais de 25 anos somos parceiros de Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Conheça as nossas soluções.