Clientes Aspec ocupam posições de destaque no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal no Siconfi

10 de dezembro de 2020 Notícias

Criado pelo Tesouro Nacional, o Ranking da Qualidade da Informação Contábil para os municípios de todo o Brasil tem como objetivo avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Siconfi e, consequentemente, disponibiliza à sociedade. O ranking visa melhorar a qualidade da informação contábil e fiscal.

O município que pretende ficar bem posicionado no Ranking, deve enviar todas as suas declarações no prazo legal e não retificar os dados por muitas vezes. Além disso, é necessário assegurar que informou corretamente os valores nos relatórios.

A avaliação é feita em quatro dimensões que envolvem:

  • Gestão da informação: comportamento dos entes no envio das informações;
  • Contábil: avaliação dos dados, adequação às regras do MCASP, consistência dos demonstrativos;
  • Fiscal: avaliação dos dados, adequação às regras do MDF, consistência dos demonstrativos;
  • Contábil x Fiscal: cruzamento entre os dados contábeis e fiscais recebidos.

O Ranking do ano de 2020 foi divulgado recentemente e mostra Clientes Aspec ocupando posições de destaque. Confira a performance em cada estado de atuação:

Dentre as 10 primeiras cidades com melhor desenvolvimento no estado do Ceará, 9 são clientes Aspec. São elas: São João do Jaguaribe, Ipaporanga, Baixio, Carnaubal, Itaiçaba, Mombaça, Morada Nova, Ipaumirim e Jucás.

No Pará, todas as 10 cidades melhores colocadas são clientes Aspec. Usuárias do sistema Aspec Contábil, as cidades que garantiram destaque foram: Brasil Novo, Tracuateua, Capitão Poço, Medicilândia, Bonito, Primavera, Nova Ipixuna, Ulianópolis, Uruará, Curionópolis.

No Maranhão, 7 das 10 primeiras colocadas são clientes Aspec. A cidade de Conceição do Lago-Açu garantiu a primeira colocação. Alto Alegre do Maranhão, São Roberto, Palmeirândia, Presidente Médici, Morros e Trizidela do Vale ocupam as outras colocações.

No Rio Grande do Norte, a segunda colocada no ranking do estado foi a cidade de Santana do Seridó, cliente Aspec há 7 anos.

Quando trata-se do Ranking Geral, tivemos a presença de clientes Aspec entre os 25 municípios com melhor pontuação.

Através da nossa tecnologia, levamos aos municípios brasileiros adequação à legislação, confiabilidade das informações e praticidade nas tarefas diárias. Há mais de 25 anos nos comprometemos a ser parceiros de Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Conheça os nossos sistemas ou entre em contato com uma de nossas Unidades de Negócios.

Fonte: Tesouro Nacional Transparente