CNM disponibiliza cartilha com lições práticas para atender as mudanças na contabilidade municipal

2 de agosto de 2017 Notícias

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou uma cartilha para orientar gestores e contabilistas municipais acerca das mudanças na contabilidade municipal. O material está disponível na biblioteca virtual no site da entidade.

A entidade destaca que, com o advento do processo de convergência da contabilidade pública brasileira aos padrões contábeis internacionais, gestores e contabilistas municipais têm se deparado com uma série de procedimentos que devem ser implantados para atender às novas exigências.

Para a CNM, além de preparar os novos registros tendo como base um conjunto de contas previamente estabelecido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), intitulado Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (Pcasp), também devem ser observados os prazos limites obrigatórios definidos no Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (Pipcp), que variam dependendo do porte do Município.

Para se adequar às mudanças contábeis propriamente ditas, outras áreas da prefeitura – planejamento, informática, orçamento, tesouraria, contabilidade, tributação, patrimônio, almoxarifado e controle interno – também devem desenvolver ações que permitam que as novas informações passem a ser adequadamente registradas na contabilidade.

O material elaborado pela entidade aborda lições práticas sobre “o que mudou”, “por que mudou”, “o que fazer” e “como fazer” na contabilidade municipal. A expectativa é que as orientações apresentadas sejam facilmente compreendidas e colocadas em prática na rotina municipal

Clique aqui e acesse a cartilha
Fonte: CNM