Fortaleza sediou o I Seminário Regional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público

11 de abril de 2014 Notícias

A transparência impulsionando o desenvolvimento no Nordeste brasileiro. Este foi o mote do I Seminário Regional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (I SEMREG), que foi realizado na sede do CRC-CE, nos dias 08 e 09 de abril. 

A transparência impulsionando o desenvolvimento no Nordeste brasileiro. Este foi o mote do I Seminário Regional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (I SEMREG), que foi realizado na sede do CRC-CE, nos dias 08 e 09 de abril. Transmitido via internet, o evento teve como objetivo discutir a estratégia de disseminação e difusão da cultura de gestão de custos no Setor Público, em especial mediante uso do Sistema de Informações de Custos (SIC), gerenciado pelo Tesouro Nacional – bem como intensificar a agenda de cooperação que vem sendo desenvolvida no âmbito governamental, acadêmico e do terceiro setor com intuito de melhorar a eficiência e qualidade do gasto público.  

A mesa de abertura do evento foi composta pela presidente do CRC-CE, Clara Germana Gonçalves Rocha; pelo representante do Grupo de Estudos da Área Pública do CFC, Joaquim Osório Liberalquino; pela representante do Centro Regional da Escola de Administração Fazendária do Ceará, Maria Margarida de Souza; e pelo representante do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, Juraci Muniz. Estiveram presentes, ainda, os conselheiros do CRC Samuel Leite Castelo, Lourival Alves Cavalcante, José Amaury, Ortulina Sales, Marcus Vinicius Saraiva, Sâmia Meneses, Edileuza Tavares e Eugênio Frota. 

A palestra magna intitulada “Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público” foi proferida pelo ex-ministro da Previdência Social, doutor em Contabilidade e Controladoria, mestre em Administração Orçamentária e Financeira e membro do Grupo de Estudos da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade, Dr. Nelson Machado. 

O segundo dia de atividades teve início com a oficina sobre Subsistema de Custos no Setor Público: as contribuições da NBC TSP 16.11 com a apresentação do Auditor das Contas Públicas – TCE/PE. Membro do GE Área Pública – CFC, João Eudes Bezerra Filho. Em seguida, a analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Rosilene Oliveira explanou sobre o Sistema de Informação de Custos – Visão da STN. 

Na parte da tarde, foi a vez da palestra Metodologia – Como escrever um bom relato de Experiência na Implantação de sistema de informações de custos no setor público com o Subcoordenador e membro do Grupo de Estudos da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim Osório Liberalquino. Logo após, o professor Marcos Antônio Barbosa de Lima, Chefe da Divisão de Infraestrutura e Logística dos Hospitais Universitários da UFC falou sobre sua dissertação de mestrado, o custeio alvo em serviços hospitalares públicos: estudo no serviço de transplante hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. 

Gestão de Programas Sociais – Controle, Custos e Resultados foi o tema da última oficina ministrada pelo Contador e pesquisador do Instituto Social Iris, Fábio Pinheiro de Souza. E por fim foi realizada uma mesa redonda “Debates e Reflexões – Desafios e Perspectivas para o uso da Informação de Custos no Setor Público”.

Fonte: CRC – CE