Governo do Ceará é o sétimo colocado em ranking de transparência do MPF

11 de dezembro de 2015 Notícias

4739b6c64144f72975550c5e8df1b948Governo do Ceará ocupa a sétima posição em ranking nacional dos portais da transparência, divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF). A posição do Estado foi corrigida nesta quinta-feira, 10, após erro de avaliação da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF. O primeiro ranking, divulgado na quarta-feira, 9, mostrava o Ceará na penúltima posição.

A avaliação considera a transparência das contas públicas dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de todos os 5.568 municípios do País. O Governo do Ceará tem nota 8,2, atrás do Distrito Federal. A primeira colocação é do Estado do Espírito Santo. No primeiro resultado divulgado, houve uma sobreposição de avaliações. A nota do município de Farias Brito havia sido atribuída ao Governo do Ceará.

Em novembro, o Estado perdeu 1,94 pontos e caiu da 1ª para a 16ª posição no ranking da Controladoria-Geral da União (CGU) de transparência pública de estados brasileiros. Fortaleza também perdeu espaço na classificação, com 0,42 pontos a menos do que na última pesquisa, divulgada em maio deste ano.

O MPF explicou diferenças entre o método do seu levantamento e o da CGU. Segundo o órgão, a primeira pesquisa avaliava só a resposta a pedidos dos cidadãos através da LAI. O método do MPF seria mais completo, avaliando todas as informações disponibilizadas pelos gestores.

Clique aqui saiba mais
Fonte: Jornal O Povo