Juazeiro do Norte receberá o quarto seminário sobre Transparência na Gestão Pública

12 de setembro de 2017 Notícias

A Região do Cariri, no sul do Estado do Ceará, vai receber este mês, a Concertação Social do projeto Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão. O encontro acontecerá no dia 21 de setembro (quinta-feira), das 9 às 17 horas, na Universidade Federal do Cariri (UFCA) – Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N – Bairro Cidade Universitária, Juazeiro do Norte – Ceará.

A ação é desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e conta com o apoio da Universidade Aberta do Nordeste (Uane).

Gestores públicos, lideranças e a sociedade debaterão sobre transparência e o combate à corrupção, incentivando, promovendo e discutindo a respeito dos controles externo e social, com gestores públicos, sindicatos, associações, cooperativas, imprensa, educadores, parlamentares, estudantes, empresários e profissionais liberais. A abertura será feita pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes.

Os participantes receberão material impresso com as temáticas: A Corrupção no Brasil e no Mundo; O Papel das Instituições Brasileiras no Combate à Corrupção; O Poder Legislativo e a Fiscalização do Dinheiro Público; A Atuação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; A Transparência na Gestão Pública; e O Controle Social no Brasil. O conteúdo foi escrito pelos professores Marcelo Lettieri Siqueira, Marcelo Maciel, Leonino Gomes Rocha, Ana Cristina Barros e Roberto Vieira Medeiros.

Na ocasião, analistas da Corte estarão a disposição para esclarecerem dúvidas sobre formas de prevenção e fiscalização, exporem casos concretos e experiências na área de controle externo.

Durante todo o dia, a Ouvidoria do Tribunal estará presente para atendimento. A sociedade também poderá preencher formulário com manifestação, através do serviço da Ouvidoria Móvel. Os canais de comunicação informativa da Corte, entre eles o Twitter, Youtube, Facebook e WhatsApp, também são apresentados ao público.

Representantes do Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas e Gestão do TCE Ceará, irão explanar sobre o funcionamento dos programas desenvolvidos pelo IPC, como o Agente de Controle e os cursos presenciais e a distância.

O quinto e último no interior está agendado para o dia 5 de outubro, em Sobral, na região Norte. O encerramento será em Fortaleza, dia 10 de novembro, quando acontecerá um grande seminário.
As três concertações anteriores foram realizadas em Maracanaú (12/5), Quixadá (23/6) e Tauá (24/8).

Acesse aqui os fascículos do projeto Transparência na Gestão Pública.
Fonte: TCE/CE