Lei de Acesso à Informação tem 67% de adesão

20 de setembro de 2016 Notícias

Índice é inferior ao verificado no ano passado, que foi de 86%. O não cumprimento implica em sanções.

noticia_dnIguatu. De um total de 55 municípios visitados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE), no período de março a agosto deste ano, 67% de Prefeituras e Câmaras de Vereadores ainda não regulamentaram a Lei de Acesso à Informação (LAI). Em pesquisa realizada pelo órgão no ano passado, o índice era de 86%.

O levantamento do TCM revela que poucos municípios têm a Lei de Acesso à Informação regulamentada. Houve avanço em comparação com anos anteriores, mas 67% de Prefeituras e Câmaras Municipais ainda estão sem aplicar a legislação da transparência nos gastos públicos. O dado revela o enorme desafio que gestores e órgãos de controle e fiscalização têm pela frente. Há necessidade de se avançar, permitindo o acesso do cidadão às informações de receitas e despesas das administrações executivas e legislativas.

O presidente do TCM, Francisco Aguiar, alertou que o TCM pode aplicar sanções se identificar omissão ou irregularidade que represente descumprimento às normas de transparência pública.

Fonte: Portal do Diário do Nordeste
Saiba mais em: Portal DN

Para cumprir a obrigação de ser transparente e se livrar de cobranças e punições estabelecidas, a Aspec Informática preparou para sua entidade uma solução que possibilita total adequação às leis que regem a Transparência Pública. Conheça:

Aspec Transparência: permite aos Municípios, Câmaras e Autarquias a divulgarem de forma prática e rápida os dados relativos aos gastos públicos e demais informações de interesse coletivo.
Aspec e-SIC: permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, solicite informações públicas sem burocracia, através de um ambiente seguro e de fácil utilização.
Aspec Ouvidoria: proporciona um espaço aberto para a sociedade, a qual poderá enviar manifestações, tais como: elogios, reclamações ou sugestões acerca do serviço público prestado.