Ministro do TCU propõe acordo de cooperação com o TCE/MA

15 de dezembro de 2015 Notícias

806b6e1806566ad52df50ee6cecd90efEm São Luís para proferir a palestra de abertura do 1° Seminário Municipal de Transparência e Combate à Corrupção, realizado no Teatro da Cidade, o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, aproveitou a ocasião para uma visita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA). Ele foi recebido pelo presidente da corte de contas maranhense, conselheiro Jorge Pavão, com quem trocou impressões acerca das atuações dos tribunais nas esferas nacional e estadual, entre outros assuntos inerentes aos órgãos de controle externo.

Também acompanharam a reunião o secretário estadual do TCU no Maranhão, Alexandre Walraven, junto com o diretor técnico do órgão Felipe Calvet, e o representante da CGU no Maranhão, Lúcio Aurélio. Pelo TCE estavam presentes os conselheiros Washington Luiz, Caldas Furtado, Álvaro César, Melquizedeque Nava Neto e Osmário Freire Guimarães, bem como os procuradores de contas Paulo Reis (presidente do MP de Contas) e Douglas Silva; além de assessores e outros membros da comitiva do ministro.

Para o ministro Carreiro o encontro significou um momento de interação com o Tribunal de Contas do Estado e de conterrâneos que ocupam lugar de destaque no Maranhão e na União. “Essa interlocução tem o objetivo maior de estreitar ainda mais o relacionamento em benefício da população do nosso Estado e do país em geral”, destacou.

O vice-presidente do TCU confirmou para o próximo ano a realização de mais ações conjuntas entre o TCU e o TCE/MA. Ele também anunciou que vai propor uma interação maior por meio de acordo de cooperação entre as corregedorias do Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União para troca de informações e conhecimentos entre os órgãos técnicos.

Para o conselheiro-presidente Jorge Pavão, a visita do ministro do TCU representou um momento ímpar pelo fato de “pela primeira vez um ministro do TCU, por sinal maranhense, fazer uma visita a nossa corte, o que é uma satisfação para todos nós membros deste tribunal”.

Sobre a parceria que o TCU, ele ressaltou que “a partir do momento em que temos um ministro maranhense no TCU, e que ocupa a vice-presidência, sentimos que essa parceria só tende a aumentar ainda mais, sobretudo pelo carinho que ele nutre pelo nosso Estado e o orgulho demonstrado por ser maranhense. Portanto, iremos aproveitar essa proximidade para nos atualizarmos dentro do que existe de mais moderno no tocante ao controle das contas públicas”, finalizou.

Clique aqui e saiba mais
Fonte: TCE-MA