Publicada 7ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP)

27 de dezembro de 2016 Notícias

mcaspA Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou a 7ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). O manual visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento, além de contribuir para resgatar o objeto da contabilidade como ciência, que é o patrimônio. Com isso, a contabilidade poderá atender a demanda de informações requeridas por seus usuários, possibilitando a análise de demonstrações contábeis adequadas aos padrões internacionais, sob os enfoques orçamentário e patrimonial, com base em um Plano de Contas Nacional.

Dentre as alterações de caráter geral, estão a mudança da redação do manual no intuito de simplificar a linguagem e torná-lo mais objetivo, a correção de texto e atualização da legislação pertinente, a revisão dos lançamentos contábeis e codificação das naturezas de receita e despesa orçamentárias.

A 7ª edição do MCASP é válida a partir do exercício de 2017. Para ter acesso à síntese das alterações da 6ª para a 7º edição, clique aqui. Para ter acesso à 7ª edição do manual, clique aqui.

Fonte: STN