TCE/MA lança o Sistema de Acompanhamento de Atos de Pessoal (Saap)

12 de abril de 2017 Notícias

tceTreinamento realizado na manhã de hoje, 12/04, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) marcou o lançamento do Sistema de Acompanhamento de Atos de Pessoal (Saap).

O Sistema de Acompanhamento de Atos de Pessoal (Saap), foi concebido pela Unidade Técnica de Controle Externo 2 e desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação do TCE/MA, e permitirá o acompanhamento eletrônico de todos os atos de pessoal realizados pelos municípios e órgãos públicos maranhenses. O Saap é normatizado pela Instrução Normativa 47, de 15/02/2017.

O treinamento foi direcionado aos presidentes dos institutos de previdência dos municípios e técnicos de todos os órgãos abrangidos pelo sistema que atuam na área de pessoal, para capacitá-los a entender as diretrizes do Saap, a nova sistemática de fiscalização do TCE nessa área e a utilizar todas as funcionalidades existentes no sistema.

Os auditores estaduais de controle externo Márcio Rocha Gomes, supervisor da Supervisão de Controle Externo 6, e Fábio Alex Rezende de Melo, gestor da Unidade Técnica de Controle Externo 2, setores responsáveis pela fiscalização de atos de pessoal foram os instrutores.

Com a entrada em funcionamento do Saap, será realizado no período de 12 a 19/04 um teste de capacidade e eficiência do sistema, em que os usuários utilizarão todas as funcionalidades do Saap e terão suas dúvidas esclarecidas por servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação do TCE.

Josinaldo Santana, do Instituto Municipal de Aposentadorias e Pensões de Vargem Grande, destacou a importância das informações transmitidas para o desenvolvimento das rotinas de trabalho e o melhor planejamento nessa área sensível da gestão pública, que no momento passa por diversas modificações. “O sistema vai facilitar nosso trabalho porque, além das regras básicas, abre também um leque de opções no contexto geral do Regime de Previdência Social (RPS). Todo o trabalho que envolve o processo de aposentação ficará mais fácil.”, afirmou.

Fonte: TCE/MA