TCM/CE dá início a construção participativa do SIM 2018

16 de maio de 2017 Notícias

IMG_1318_555x360Na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE), ocorreu nesta segunda-feira, 15, a primeira fase para atualização do Sistema de prestações de contas mensais, o SIM, com a participação de representantes de entidades interessadas, como o Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Associação dos Municípios do Estado do Ceará – Aprece e União dos Vereadores do Ceará – UVC.

O encontro, conduzido pela diretora de Fiscalização do TCM, Telma Escóssio, serviu como ponto inicial de debates para o aperfeiçoamento e modernização do SIM, que a cada ano ganha nova versão. A Aspec Informática esteve presente na ocasião no intuito de contribuir com o debate.

São premissas da elaboração do SIM 2018 valores como integridade e confiabilidade das informações contábeis de prestações mensais; convergência da contabilidade aplicada ao setor público e Controle Externo; Diálogo institucional; construção participativa e melhoria contínua do processo.

O presidente do TCM, Domingos Filho, explica que “a dinâmica de construção de novas versões do SIM começa no início do ano anterior à sua vigência para que se possa obter uma compilação das sugestões oriundas da sociedade e dos interessados. A importância do diálogo institucional se dá pela razão de o TCM estar alinhado com os anseios de todos aqueles que prezam pela transparência das informações e da maior agilidade na condução dos processos para as prestações de contas por parte dos gestores e servidores municipais”.

Para este ano, as mudanças realizadas foram referentes à atualização das tabelas de padronização; mapeamento dos relatórios contábeis e novas tabelas de consórcios públicos.

Durante a reunião, foram apresentadas as mudanças iniciais para o SIM 2018, que serão a atualização das tabelas auxiliares de padronização e atualização das tabelas do manual SIM 2017.

A próxima etapa do projeto será o recebimento de sugestões das entidades envolvidas até maio e reunião com as mesmas em junho.

Fonte: TCM/CE