A importante presença da mulher na gestão pública e seus desafios

6 de março de 2019 Geral

No decorrer dos anos as mulheres têm passado por muitas transformações quanto ao seu papel na sociedade. Antes a figura feminina estava ligada única e exclusivamente à atividades do lar e à funções maternas, entretanto, a mulher ganhou força e voz e alcançou o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho e também a participação em diferentes tipos de liderança.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são maioria no serviço público, representando 55% do funcionalismo (federal, estadual e municipal). Apesar de grandes conquistas e significativos avanços, elas ainda enfrentam desafios que precisam ser superados.

Hoje, na política, enquanto 4.908 homens administram cidades no Brasil, apenas 662 mulheres possuem a mesma função, participação esta que caiu em 2017 segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017 o percentual de mulheres prefeitas eleitas foi de 11,9%, em 2013 atingiu 12,1%. Entre as regiões brasileiras, o Nordeste tem a maior presença de prefeitas (16,3%), seguido da região Norte (14,7%), Centro-Oeste (13,3%), Sudeste (8,8%) e Sul (8%).

Uma pesquisa realizada pelo Data Senado mostrou que o principal motivo para o baixo número de mulheres na política está relacionado com as dificuldades enfrentadas dentro dos partidos políticos, pela falta de apoio e consequente falta de competitividade em relação aos seus concorrentes do sexo masculino. Outros motivos que também apareceram na pesquisa foram falta de apoio da família e tempo dedicado às tarefas domésticas.

Outro estudo, este da Revista Atlânticas, mostra o discurso de algumas prefeitas eleitas que disseram ter como principal desafio o desmerecimento das pessoas, motivado por elas serem mulheres que estão na liderança e por acharem os homens mais capazes para tal cargo. O estudo também mostra que essas prefeitas possuem uma grande preocupação com sua postura política, visto o receio de serem atacadas em suas vidas pessoais.

Sabe-se que os desafios a serem vencidos ainda são numerosos, porém, muitos são os avanços. As abordagens mais modernas de gestão valorizam um trabalho que abraça os diferentes gêneros, principalmente porque diversas visões de mundo e experiências de vida são uma vantagem. Portanto, a gestão pública só tem a ganhar com essa parceria.

Fonte: Portal Na Prática, Portal UOL, Senado Federal, Revista Atlânticas, JusBrasil

Tags: desafios, gestão pública, mulher, papel na sociedade

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *