Como manter a saúde mental durante a pandemia?

8 de maio de 2020 Geral

Nos últimos meses, a pandemia da Covid-19 impôs uma nova realidade à população mundial: o home office e o distanciamento social. Considerada um desafio para todos, agora precisamos nos adaptar com novas rotinas e utilizar a tecnologia para manter o contato social e prosseguir com o trabalho.

Por causa disso, a ansiedade diante das notícias diárias sobre a situação do mundo, acaba se intensificando. Portanto, para um trabalho remoto produtivo, também é necessário cuidar da saúde mental, levando a sério disciplina, organização e outras medidas.

Abaixo, listamos algumas dicas para melhorar a sua saúde mental durante este difícil período:

Evite o bombardeio de informações

Manter-se informado(a) sobre o que está acontecendo é muito importante, porém, não devemos ficar obcecados(as) e acompanhar o aumento no número de casos, ou até mesmo de óbitos, a cada hora. Tire apenas um momento do dia para conferir as atualizações.

Tome cuidado com as Fake News

Como dito antes, muitas são as informações que surgem a todo momento. Não compartilhe notícias de fontes duvidosas, opte por meios de comunicação confiáveis para se informar. Aquela imagem que você recebe no whatsapp nem sempre é verdadeira.

Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas

Sabemos o quanto é difícil ficar longe de quem gostamos, mas o momento atual pede distanciamento para a segurança de todos. Para amenizar a saudade daquele familiar ou amigo querido, você pode optar pela chamada de vídeo.

No home office, procure manter contato com o pessoal do trabalho. Distanciamento social não significa isolar-se por completo.

Dedique-se às atividades que gosta

Quantas vezes você já deixou de fazer algo que gosta pela falta de tempo? Esse é o momento certo para investir naquele hobby de desenhar, escrever, ler, aprender a cozinhar ou até mesmo voltar a estudar. Apesar das desvantagens, o distanciamento social é uma boa hora para você exercer os seus objetivos.

 

Saiba mais sobre Home Office na quarentena: como se adaptar?

Tags: covid-19, pandemia, quarentena, saúde mental

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *