Folha de pagamento online: é possível?

30 de dezembro de 2021 Pessoal e RH

Com a modernização da tecnologia da informação, alguns processos ficaram mais fáceis de serem realizados no setor pessoal de Prefeituras e Câmaras Municipais. Um desses procedimentos é a folha de pagamento online, uma solução que pode desburocratizar a rotina do setor público municipal.

A folha de pagamento online nada mais é do que a versão digital do documento de pagamentos. Por meio de um sistema único, a ferramenta apresenta várias informações vitais sobre os servidores, como acesso aos contracheques, horas trabalhadas ou até mesmo benefícios.

Além de toda praticidade, a ferramenta pode ajudar entidades e órgãos públicos a encararem com mais eficácia o desafio do home office, em tempos de trabalho à distância. De uma forma geral, é um método de melhor aproveitamento da gestão do capital humano.

👉  Baixe gratuitamente o Ebook Folha de Pagamento no Setor Público: como organizá-la

 

Tipos de folha de pagamento online

Hoje podemos reconhecer apenas dois tipos de folhas de pagamento web. Uma diz respeito a uma planilha, ao passo que a outra é, de fato, digital. Entenda as principais diferenças entre elas:

Folha de pagamento por planilha online

Acessada via Google Drive ou via Onedrive, a folha de pagamento por planilha online pode ser criada e acompanhada. Seu gerenciamento é feito de forma manual, ou seja, os dados devem ser preenchidos todos os meses.

Apesar de ser uma solução mais barata, este modelo oferece um risco alto de falhas informacionais que podem gerar problemas futuros para a sua entidade ou órgão público.

Folha de pagamento por sistema digital

Ao contrário da proposta da folha de pagamento manual, o sistema de folha web não exige um acompanhamento manual. Os dados são coletados pela própria ferramenta, que fará todos os cálculos necessários.

Fazer os cálculos da folha de pagamento é uma tarefa que requer muita atenção aos detalhes, por isso, um sistema de folha web é de extrema importância para tornar a tarefa mais eficiente e organizada.

Quais as vantagens de um sistema de folha de pagamento online?

Para otimizar tarefas e diminuir erros, o sistema de folha de pagamento online será, sem dúvidas, a melhor escolha para a sua gestão pública municipal. Inúmeras são as vantagens em utilizá-lo, por isso, citamos os pontos de maior relevância:

1. Automatização de processos

Através de uma tecnologia integrada, é possível ter um maior controle das informações. Essa caraterística influencia diretamente na produtividade da sua equipe, que não precisará dedicar tanto tempo às atividades burocráticas.

Com uma ferramenta de qualidade, o preenchimento de dados tributários tende a ser facilitado com a implementação de uma folha de pagamento online.

2. Adequação à legislação

Informações que antes eram repassadas por livros ou documentos específicos agora são transmitidas de forma digital. Este é o caso do eSocial, que já encontra-se em vigência não apenas para o setor público, como também para o setor privado.

Atender às exigências dos diversos Tribunais de Contas também torna-se necessário. Portanto, o uso de uma solução adequada à legislação torna-se necessário e vital para qualquer entidade ou órgão público.

3. Gerenciamento eficaz

Através de relatórios gerenciais e customizáveis, torna-se possível atender a todas as demandas dos recursos humanos da sua entidade/órgão público.

Além disso, possuir um banco de dados único facilita a impressão de informações de diferentes meses e anos, otimizando ainda mais a gestão do capital humano.

4. Ótimo custo benefício

Com as inúmeras vantagens apresentadas, somada à facilidade de uso de uma solução 100%web, fica mais claro que contratar um sistema de folha de pagamento online traz um ótimo custo benefício para a gestão pública municipal.

Ao contratar tal solução de uma empresa já renomada no mercado, entidades e órgãos públicos ainda terão acesso a um suporte confiável, qualificado e disponível, que influenciará de forma positiva a produtividade do setor pessoal.

Qual o impacto para o setor pessoal municipal?

O uso de uma tecnologia de qualidade vai afetar consideravelmente a rotina do setor pessoal do seu município. A utilização de sistemas web é uma necessidade real, ainda que seja possível ou necessário realizar alguns procedimentos de forma manual.

Não adotar uma folha de pagamento online é permitir que a sua equipe trabalhe em um cenário inseguro e muitas vezes cansativo. Portanto, trata-se de um investimento mais do que necessário.

Há mais de 25 anos, desenvolvemos soluções tecnológicas capazes de otimizar os procedimentos diários de Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Com adequação ao eSocial, apresentamos o nosso sistema de folha de pagamento web.

👉  É hora de migrar a gestão do setor pessoal para a nuvem, conheça o Aspec Folha Web

 

Tags: folha de pagamento online, folha de pagamento web, setor pessoal, sistema de folha de pagamento online

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

2 comentários em “Folha de pagamento online: é possível?”

  1. rui amadeu de sousa disse:

    valor do meu salario

    1. Aspec Informática disse:

      Olá Rui, poderia especificar melhor a sua dúvida? 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *